quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ONG; OSCIP

Ainda na sequência de assuntos sérios, porém relacionados aos tabuleiros, hoje vamos apresentar um movimento dentro do GamersPoA que tem tomado força e agora no dia 16/10/2010 terá sua primeira reunião formadora.
O movimento ainda sem uma forma básica será a formação de uma ONG (organização não governamental) ou ainda uma OSCIP (organização de sociedade civil de interesse público) que visa apresentar a adolescentes e crianças os jogos de tabuleiro no sentido de criar, através de jogos de tabuleiro, uma consciência de disciplina, um senso de organização, desenvolver raciocínio lógico e obediência as regras sociais de uma forma lúdica, leve e natural, quase imperceptível; transformando a crinaça, ou o adolescente e/ou o adulto em cidadão com capacidade de interagir em sociedade, manter rotinas, compreender e respeitar leis e com isso apresentar condições sociais para desenvolver suas atividades diárias normalmente, bem como gerar conhecimento matemático, geográfico, histórico, em línguas e ainda desenvolver o raciocínio e a lógica.


Mas de onde veio essa idéia maluca: bom sempre que pensamos em jogos de tabuleiro pensamos em diversão, passatempo...mas sempre nos foi claro que essa diversão tem um caráter lúdico educativo; ou seja; brincando se resolve problemas, se calcula riscos, direta ou indiretamente se acrescenta conhecimentos históricos, geográficos, políticos... se aprende logística, estratégia, relações humanas, diplomacia, democracia, obedecimento de regras... enfim é uma brincadeira que pode seriamente acrescentar cultura e experiências. Em uma hora de jogo podemos "simular" ações que na vida levariam alguns anos para que colhessemos os resultados sejam eles bons ou ruins. O simples fato de seguir regras estipuladas e a partir delas tirar vantagem (no sentido estratégico do tema) já serve em muito na educação.
Somado a isso a vontade intrínseca que todos nós temos em ajudar o próximo, mesmo queem face de nossa cultura judaico-cristã isso sirva para um retorno espiritual próprio, levou a diferentes membros do GamersPoA, em uma ação quase que simultânea, em propor que nós organizássemos algo, ou melhor nos organizassemos de tal forma que, legalmente, possamos buscar usar o lúdico para a educação de adolescentes sem apoio do estado de direito.

Bom estamos engatinhando, sabemos que o assunto é longo e muitas dificuldades pelo caminho...a primeira será essa reunião do dia 16/10, onde discutiremos o estatuto e vamos recolher o primeiro valor para registro, confecção de CNPJ e alvará... a partir daí é mãos a obra visando doaçãos em jogos, e verba para aquisição de jogos e ação em projetos já existentes, para depois partirmos em "carreira solo" apresentando essa grande possibilidade que os tabuleiros oferecem no sentido de aprender brincando...




Estamos abertos a conselhos, idéias, doações e participações diversas...
Braços

Nenhum comentário: