quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Universos Paralelos do Axis & Allies, By Bira

Então "aproveitando" a ultima semana de ausência do Sir Solon...jogamos ontem na Catalise 2 mesas de Axis & Allies...

As versões usadas foram a básica e a 1942, porém as regras do jogo básico...
De um lado:
Bira e Riffel (Japão e Alemanha respecitvamente) x Mateus, Vitto, Pedro e Rodrigo Castilhos (Russia, Inglaterra, EUA e Coalisão dos países subdesenvolvidos)
e na outra mesa:
Douglas e Luciano (Japs and Alemonzada) x Rodrigo S, Andrey, Sabrina (Russo, EUA e Inglaterra)

Abaixo as duas versões do tabuleiro


1o. Básica



2a. 1942



O jogo é um wargame com necessidades estratégicas em equipe, vc produz tropas, pesquisa tecnologia, posiciona as mesmas no tabuleiro, move e combate...
A idéia é muito boa, mas é uma porção de rolagem de dados e muita sorte envolvida...claro que experiência e bom planejamento são premiados, mas uma rolagem de dados pode por tudo a perder...
No jogo o eixo começa com um porrada de gente e muita força, mas com o tempo essa vantagem vai caindo...não tem jeito...é saber admnistrar a situação...já os aliados estão meio espalhados e inferiores na grana e na porradaria, os russos por exemplo são sacos de pancada, já os americanos de outro lado estão bem municiados, mas longe do cenário de guerra...



Aqui os aliados tutoriados pelo mentor Rodrigo (oculto na foto pelo Mateus) planejam uma ofensiva contra o Marcos...



E lá vão os dados 1 do Vitto acabando com os Zeros japoneses...



Na outra mesa os americanos optaram por fazer uma ofensiva contra o Fuher e deixaram o japoneses livres para se armaram até os dentes...porém Berlim acabou caindo por terra...



Abaixo um exemplo do massacre do povo alemão...será que essa artilharia e infantaria tem chances?


O jogo é muito bonito, a idéia e o tema perfeitos, mas a execução deixa um pouco a desejar.. são muitos dados é o jogo muito longo para o que se propõe, não acho ruim, mas acho que é jogo pra 2 jogadores, assim o tempo diminui e as disucssões de estratégia somem virando um jogo ainda mais tenso e mais rápido...

Nas duas mesas o jogo acabou não acabando (com perdão da redundância)

Na mesa 1 (Bira, Riffel, Vitto, Mateus, Pedro e  Rodrigo) o eixo ficou com 8 capitáis contra 4 dos aliados...o Mateus russo apanhou muito e teve dados muito ruins...mas resistiu ao avanço do Riffel alemão, no momneto do final do jogo isso parecia sem fim; ou seja; um tomava e depois perdia em um looping infinito, o Vitto perdeu todo seu sul asiático e não tinha muitas chances de recuperação, tomou porém toda norte da Africa e em Londres ficava em um perde e ganha marítimo contra o Riffel e sua Lufftwave o que parecia também um looping infinito, entre Japs e Americanos a coisa foi no mar, o americano tinha uma grande força naval, mas não de ocupação, o jogo parou próxima a um grande conflito marítimo, em terra o Japones pensava em avançar pelo leste da Russia totalmente aberto e ajudar na tomada de Moscou e por mar o objetivo japones era fugir da esquadra amerciana e desembarcar em Los Angeles...nunca saberemos se isso ocorreria...


Ja na mesa 2 (Sabrina, Douglas, Luciano, Andrei e Rodrigo S) o eixo ficou em uma posição mais delicada, pois a Alemanha sucumbiu e ouco faria para se defender, dos russos, ingleses e amercianos que avançavamo sobre suas terras... Os japoneses tinham uma grande esquadra que porvavelmente causaria horror no pacífico, mas após o fim dos germânicos com as 3 potências voltadas para a terra do sol nascente, provavelemente teria fim o reinado do principe niponico...nunca saberemos...

O jogo é médio...mereçe mais partidas...mas eu só topo num mano a mano...para 5 jogadores...temos jogos melhores...

Braços

14 comentários:

Kony disse...

Exatamente: O jogo é médio... mereçe mais partidas... mas eu só topo num mano a mano...para 5 jogadores... temos jogos melhores... Valeu para aprender as regras e visualizar a mecânica do jogo.

Plano Dentista Consultoria disse...

Por exemplo jogo de guerra com estratégia e admnistração de recursos/construção de tropas temos o Wallenstein, o Mare Nostrum, o The Game of Thrones, o Sereníssima, o Struggle of Empires, o Senji e ainda o History of World...sendo os dois ultimos no mesmo nível...
Braços

Rafael Camaratta disse...

Quanto tempo vocês jogaram? É um jogo que demanda um certo tempo. Mesmo com dois players, principalmente se estes forem experientes, não adianta querer fazer com menos de 4h fora o setup.

Andrei disse...

Jogamos um bom tempo. Acho que umas 5 horas. Na nossa mesa (#2) eram 4 jogando pela primeira vez com 1 experiente (atropelo à vista), então demorou um pouco pra coisa andar pela falta de experiência. Acho que cada rodada estava levando 1 hora.

Eu gostei do jogo, mas foi meu primeiro wargame, então teria que jogar esses outros que o Bira comentou pra ter uma melhor opinião. E também terminar uma partida desse aí.

O jogo demorou, sim, mas não chegou a ficar chato. Acho que se concentrando no jogo e tendo alguma experiência ele vá bem melhor.

Pedro Monsev disse...

Concordo com o Andrei, ainda não descartaria tão prontamente jogar em 5, mas nunca joguei esses outros listados por vocês.

E embora o eixo comece muito forte o jogo parece bem desviado pro lado dos aliados mesmo. Talvez tenham algumas sugestões de regras da casa pra consertar isso.

Unknown disse...

é interessante, o defeito é o tempo de jogo. Eu detestaria ser o russo e ficar 2h ou mais como único objetivo rolar . ou : !

Vitto disse...

Primeiro as coisas importantes: 6 dados rolados e 4 "uns" foi fogo! Anti-aérea inglesa matando a pau! \o/

Fato, os dados são MUITOS, o que pode afugentar alguns, mas não a mim, em princípio. O problema mesmo é não ter terminado o jogo, o que me deixou um pouco, como digo, "chateado". Passar 5 horas na mesa e sair sem solução... :/

Curti muito a temática e acredito que está muito bem trabalhada. Toparia um jogo de 5, mas SEM combinações entre os times, que toma MUITO tempo. Talvez um tempo de deliberação fechado, tipo 1 min ou 2 min, para cada um dizer o que acha que deva ser feito.

Mas o jogo deve brilhar em dois jogadores, concordo com o Bira e o Mateus. Valeu para conhecer a mecânica e o estilo de jogo.

Unknown disse...

Eu só tinha o Bira dando palpite, ainda bem. Os alemão pira com "sugestões"! :-P

Rafael Camaratta disse...

Com 5 horas de jogo; uma hora por rodada, acho que vcs deve ter conversado muito e agido pouco mesmo. Boa a sugestão do Vitto de deixar apenas um ou dois minutos pras deliberações.
Com menos negociações, o jogo fica mais rápido não apenas pela economia direta de tempo mas também pelos erros que inevitavelmente vão acontecer com o pouco tempo pra pensar.
E o papel do soviético é ingrato mesmo: resistir ao máximo, fustigar um território alemão aqui, um japonês ali e torcer para que os outros aliados entrem na Europa e Asia.

Plano Dentista Consultoria disse...

A não comunicação entre jogadores é quase impossível...mas penso que a forma que procurei agir é uma idéia: dá tua impressão e deixa o outro agir conforme manda seu estilo de jogo e foi assim que fiz (me calei) quando na primeira rodada o Riffel gastou 70% da sua grana para comprar uma evolução (teria de usar 6 dados e rolar um 4) e não rolar NADA...PQP

Mas sem dúvida com jogadores experientes e bem preparados é jogo para no mínimo 5 horas sem regras e sem contar set up...e se os aliados tiverem a mesma experiência que os jogadores do eixo a relação é 90% de vitória para o aliado e 10% para o eixo

Mas exagerei, ainda quero mais uma partida pelo menos em 5 (eu espero ser aliado dessa vez) para testar minha tese...porém ainda defendo que o jogo é tri com 2 players...

Rodrigo Sulzbach disse...

O jogo é bastante interessante. Eu gostei de jogar com os Soviéticos, deu pra encomodar bastante os Alemães.

Acho que não terminar as partidas em 5h teve tudo a ver com o aprendizado das regras e da mecânica do jogo. 5h para quem já jogou pelo menos uma vez deve ser tempo mais do que suficiente para completar uma partida.

O grande problema do jogo é o tamanho do mapa. Era complicado manusear e visualisar aquele monte de pecinhas nos territórios minúsculos da Europa.

Andrei disse...

Eu joguei "em 2" contra o computador. No GameTableOnline tem esse jogo. Joguei de Eixo contra o computador de Aliado. Achei bem legal e ganhei até com certa facilidade, conquistei Londres na segunda rodada da Alemanha e isso acabou com os ingleses. Quem mais incomodou foi a URSS atacando a Alemanha toda hora. Terminei o jogo acho que na terceira ou quarta rodada, conquistando 11 capitais das 10 que precisava.

Plano Dentista Consultoria disse...

Bah Andrei..PC maneta...risos...

Andrei disse...

Nada, eu fui avassalador, não dei chance :P

Haha, capaz. Sim, deve ser fraca a IA.