sábado, 22 de setembro de 2012

Joga Romana, by Mateus

Mateus com o futuro membro do GamersPoA, Dudu; Vitto que arranjou uma folga
na agenda; Gaudério que trouxe o jogo Farrapos que fica para uma próxima
e Solon que culpou o esquecimento dos óculos n° 8 pelo vexame no jogo
Manhã de sábado e os companheiros se reuniram para jogar uma partida de Alea Iacta Est (A sorte está lançada). O jogo é basicamente um dice placement com temática da antiga República Romana, cada jogar é um César na tarefa de pontuar pontos de fama através da reza aos deuses (sorte), aspiração ao senado (pontuação ao final do jogo) e colonização de novos territórios através de patrícios recrutados no fórum. A parte engraçada cabe a latrina, local onde você coloca aquele dado que não lhe ajuda em nada, mas lhe concede uma chance no futuro de re-rolar dados que não lhe agradarem. Com bom visual, mas com uma regra bem ruim de se acompanhar, o jogo foi divertido e cumpriu o papel de trazer boas risadas ao grupo de amigos. Mateus acabou maximizando melhor a proporção de dados utilizados para pontos conquistados e com várias cidades colonizadas e faturou o título de César da manhã. Gaudério não fez feio e se tornou o vice-César (se é que isso existia!?) e logo atrás o Vitto em terceiro. Quem não conseguiu fama foi justamente o artista do grupo Solon, ficou com a lanterninha e acho que até o faxineiro da latrina conseguiria ser César antes do nosso músico Solon.

placar final do jogo Alea Iacta Est
Mas depois da nobre visita dos amigos percebi que tinham esquecido a regra do jogo aqui em casa, e fui conferir algumas dúvidas que eu tinha e fui surpreendido ao ver que havíamos jogado algumas coisas bem distintas do correto, no entanto ainda não sei se a versão que jogamos foi pior do que a original, pois nem desconfiamos ao decorrer do jogo. Obviamente vai ter algum corneteiro de plantão dizendo que minha vitória só podia ser com regras erradas, mas fica o desafio para jogarmos com as regras certas na próxima vez! Abraço e boa semana a todos!

3 comentários:

Gaudério disse...

Mateus,

Quais foram os erros que tu encontraste?

Abraços.

Gaudério

Vitto disse...

Eu li depois as regras com mais calma e realmente jogamos errado. Era bem diferente. Ocorre que a cada jogada de um jogador, ele joga todos os seus dados e escolhe um ou mais dados para utilizar nos predios. Depois disso, os jogadores seguem jogando. A grande diferença é que os dados são rolados novamente a cada vez que for a vez de um jogador. Eles não ficam na mesa parados! Fui claro?

Muda bastante a estratégia do jogo, mesmo porque joga pela janela qualquer forma de prever as jogadas dos oponentes... Não sei se nossas regras não foram melhores, hein?

Kony disse...

"Nossa regra" da mais chance de sacanear com os outros, e ao invés de posicionar menos dados para adiar o seu fim no turno, na regra original o objetivo é posicionar os dados antes do oponente, visto que a rodada acaba quando algum jogador fica sem dados para posicionar.