domingo, 14 de outubro de 2012

Joga do Dia das Crianças, by Mateus

Em mais um sábado animado, comemoramos o feriadão do dia das crianças ao melhor estilo, jogando. De criança só o espírito dessa galera gente boa. Começamos os trabalhos pela manhã com o jogo Bison, um jogo que surpreendeu a Gaudério, Mateus e Solon, sem pretensão estudamos as regras e nos pareceu um jogo bem simples, mecânica equilibrada e que garante a interação dos jogadores. No jogo você é um chefe de uma tribo indígena, aparentemente da américa central ou norte. Sua tarefa é ao final do jogo coletar o maior número de animais silvestres do "tabuleiro". O tabuleiro vai se formando aos poucos e os jogadores vão fazendo ações com os índios com uma mecânica consagrada de quanto mais mexer de uma vez só, mais custoso fica, além da tradicional mecânica de controle de área para definir quem é que manda em cada região. Boa experiência com vitória surpreendente do Solon, esperava-se que fosse ficar em último e ficou com a vitória seguido de Mateus e Gaudério.

Quem é mais Bisão?
Antes do final da manhã recebemos a lenda do grupo, Makrakis, um dos membros fundadores após mais um kick in the ass resolveu aparecer para se divertir com o pessoal do GamersPoA. Aliás, se existe alguma "maria tabuleiro", nosso amigo taí com uma coleção invejável e com muito amor para dar. Deixando o lado "'É namoro ou amizade" de lado, após o almoço nos encontramos com o amigo Riffel e fizemos mais um playtest do jogo que está nos finalmente, Raptor. Jogamos com uma série de pequenas modificações, pelo menos do meu último playtest. Com o Raptor botando medo na gurizada desde o começo o jogo foi divertido e assim que for lançado com certeza vou garantir minhas cópias para dar para os sobrinhos de natal. No jogo o Solon começou disparando pegando todos os tesouros para finalizar o jogo, enquanto os outros beliscavam um tesouro aqui um item ali, mas quando Solon estava com um pé para chegar são e salvo na base, a galera caiu em cima e fez o Raptor devorar o velhinho. Sorte do Mateus que acumulou itens, roubou os tesouros do defunto e saiu correndo para a vitória.

Preparação do Tabuleiro: Cada jogador aloca um tile na sua vez
Tabuleiro Inicial
O Raptor não vai deixar os aventureiros terem vida fácil na busca dos tesouros
E se vai a primeira vítima, Solon foi devorado sem dó nem vaselina pelo cachorrão.
Ufa! Se não fosse esse Rifle era o fim da dupla Mateus e Makrakis
Coleção de tesouros e uma vitamina para dar o sprint final

Então partimos para um jogo tradicional do grupo, ainda mais na presença do nosso amigo Makrakis, 7 Wonders, mas ainda mais abrilhantada pelas expansões, Leaders e Cities. Jogamos a primeira partida somente com a exp. Leaders. Na minha opinião o incremento é muito positivo ao jogo, proporcionando uma possibilidade maior de estratégias. O jogo foi disputado e Gaudério saiu vitorioso com 70 pontos investindo na estratégia da ciência com um combo vencedor do líder Arquimedes. Em seguida, Solon e Mateus empatados em segundo. A próxima partida com tudo que há direito. A exp. Cities adiciona novas cartas estendendo as eras em 8 rodadas ao invés de 7, além disso, o jogo traz novas opções que podem quebrar um combo daquele vizinho brigão e a opção de atrapalhar todos os jogadores além dos costumeiros vizinhos adjacentes. Quem investiu no Arquimedes + ciência desta vez foi Riffel, mas como a galera estava mais esperta dessa vez a marcação foi maior, no entanto o Solon encaixou uma jogada perfeita e arrecadou 14 pontos em uma única jogada. Porém a vitória dessa vez ficou com Mateus, distribuiu os pontos em várias áreas e foi na estratégia do mercado (cartas amarelas) seus líderes garantiram benefícios de pontuação e dinheiros para prédios comerciais e arrebataram a vitória. Vitórias valorizadas, na mesa só tinha "cobra criada" com verdadeiros especialistas em 7 Wonders, como Makrakis que foi bem marcado durante os jogos.

De saideira jogamos um Alea Iacta Est, tradicional alocação de dados com temática romana e dessa vez jogamos com as regras corretas. Final tão equilibrado que deu empate de verdade, Solon e Gaudério com 43 pontos e Mateus 41, Makrakis 36 e Marcos 29.

Um comentário:

Ubiratã de Oliveira disse...

O Raptor tá prontinho é só por na roda...grande joga...sábado que vem tô lá sem erro...fazer o que pra jogar com os amigos só madrugando...

Braços...