terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Clash of Cultures... O JOGO de civilização By Bira e Mateus

Alguns podem falar sobre o culto do novo... questionar essa coisa nossa de gamer que quer experimentar mecânicas, jogos, temas, autores...mas digo a vocês isso faz parte do hobby e com essa "mania" as pérolas aparecem...

O Mateus nos trouxe ontem o Clash of Cultures... nego eu me pergunto de onde a Z-Man Game pega um projeto de um cara chamado: Christian Marcussen (tá bom o cara já tem o Merchants and Marauders) mas cabra eles não economizaram na qualidade (da caixa, dos componentes, das cartas, do tabuleiro modular, tiles...) e fizeram um BAITA jogo...

Aí se você é daqueles que tem um jogo por mecânica ou tema e acha que o resto e o mesmo do mesmo vc simplesmente fica com o Sid Meiers Civilization da FFG que é um jogo bem feito, caprichado também, com desenvolvimento tecnológico  uso de recursos, interação, combates e tudo mais...MAS que tem um sistema de combate muito fraco e que dá pouco feeling de briga e o uso dos recursos também não te dá o esquema de coletar-usar...é bom, você curte...mas depois de jogar o Clash... bom meu querido pode por teu CIV a venda por 100 pila...pois esse Clash chegou aqui no sul por 180 e colocou o teu joguinho no "XINELO"...

Risos... polêmicas a parte, e é claro que falo assim mais pra polemizar mesmo, pois como o Mateus mesmo disse "Jogando Clash of Cultures (CoC) me veio na lembrança aquela famosa discussão recorrente sobre filmes, homenagem ou plágio. CoC é um jogo de civilização, como um ícone dessa categoria, Sid Meier’s Civilization, que lembra muito o coirmão, mas que não chega a traçar nem plágio e nem homenagem. Na verdade Christian Marcussen, designer do jogo, utiliza a mesma base de jogo agregando elementos muito pertinentes ao jogo e focando uma civilização mais genérica, algo que me agradou particularmente."

Bom vamos ao jogo, muita pela e lindas...e o tabuleiro show bem centrado na mesa...jogamos em 3: Thales, Mateus e eu...





O jogo com 3 pessoas sempre corre o risco de ficar 2x1, ou 1x1 e um vencedor...o que não ocorreu em nenhuma das 3 peleias de 3 que tivemos...

Sim jogamos 3 sem tirar...o jogo vai bem é fluido, rápido...e intuitivo, e embora tenhamos jogados as 3 com errinhos fomos bem...

Aqui parafraseio o grande Mateus de novo: "Para mim que sou fã de board game, o jogo transmite uma passagem por vários outros jogos em uma forma caprichada e bem contextualizada. No jogo cada um basicamente assuma uma civilização sem particularidades, todos os jogadores começam iguais. Mecânica de exploração e coleta parecida com Civilization, mas com um detalhe que resgata uma ideia bacana do jogo Wallenstein/Shogun, se você ativar muito uma única cidade ela ficará irritada e sua produção cai drasticamente".

Não poderiam faltar os avanços tecnológicos. Separados por Agricultura, Construção, Navegação, Educação, Militar, Espiritual, Economia, Cultura, Ciência e 3 formas de governo, os avanços definem sua maneira de jogar e apresentam várias opções estratégicas. É uma forma de pontuar no decorrer do jogo, mas suas escolhas são muito mais importante para formas a identidade de sua civilização, dependendo das suas escolhas os avanços garantem marcadores de culturas e humor, desencadeando eventos aleatórios que podem mudar completamente o jogo.





Nas fotos acima o jogo na mão pra começar e abaixo o Mateus fazendo a exploração do terreno que permite que você busque um isolamento que pode conferir maior tranquilidade bélica, ou abrir as portas pro conflito...

Abaixo o mundo já mais "a vista" e o detalhamento da minis com boa qualidade...o jogo é uma obra prima de beleza...

Vcs podem ver na foto abaixo duas civilizações já em contato e duas formas diferentes de abrir o jogo...





No jogo algumas peças de mapa abrem assentamentos bárbaros e os caras são foda...se te pegam solito te calcam.



No jogo abaixo já dá pra ver que o Mateus se preparou pro conflito com 2 guerreiros e eu de bate pronto botei um guerreiro em cada cidade...nas tecnologias você ganha vantagens e possibilidades, tanto de construir partes da cidade como usar cartas de ação em combate...



O primeiro embate foi do Mateus contra os bárbaros... relato do Araki sobre as lutas: "O combate utiliza os tradicionais dados, cada exército dá direito a um dado e soma-se o valor total e divide-se por 5, arredondando para baixo é o valor de acertos no adversário, trazendo na lembrança Mare Nostrum, que funciona de forma similar".





É nessa primeira partida o Mateus se deu bem com os bárbaros, mas só com os Bárbaros...de resto jogou como um criança de 02 anos...hehehe

O vencedor foi o cara de tonto aí...



Jogamos ainda mais 2 partidas de 3 cabeças...

Pra vencer vai Mateus meu gafanhoto: "Outro fator que personaliza o jogo é o objetivo do jogo, não o objetivo teórico, que é coletar mais pontos ao final das 6 rodadas, mas o que está no título do jogo. O jogo não é uma briga para saber a civilização mais poderosa ou até mesmo inteligente, mesmo que isso ajude bastante em uma vitória, os jogadores buscam deixar uma herança histórica. Existe uma ação de influência cultural onde você pode influenciar uma parte da cidade do oponente, transformando quem sabe sua academia, religião, militarmente ou navegação".

Pra finalizar e ainda sem sono tocamos eu e o Mateus mais uma briga...e o jogo rola bem de 2...



De resto posso afirmar que o jogo é um bom jogo, dos CIV que já joguei o melhor, empatado com o Eclipse...e ambos jogos novos e hipados...o que prova que vale a pena cultuar o novo... hehehe claro que não é bem isso né gente... só pra polemizar... huahuahuaau

Abaixo algumas imagens do monstro...



Olhem acima o detalhe das peças de cidade se encaixando e formando a metrópole... quanto maior a cidade, mais se pode coletar...dos terrenos que circundam o hexágono...



Aqui acima o jogo na pauleira é uma belezura né...



Olhem na imagem acima lá no topo a cidadezinha amarela do

Mateus...



VIROU AZUL..huahuahuhauhuahua... muito legal o esquema de desembarque...



A cidade do centro também fica entre o vermelho e o amarelo...





Abaixo o final da segunda partida que o Mateus se vingou de mim e tirou meus azuis do mapa, menos a torre azul que influenciei culturalmente...outro lance massa do game...

Só não tiraram foto da que eu ganhei né...seus manés...!!!

Opinião do Mateus sobre o jogo...

"Finalmente, a experiência que o jogo transmitiu foi muito positiva, para um jogo de civilização, o tempo da partida foi satisfatório. É um jogo que apresenta um learning curve considerável e uma boa rejogabilidade. Utiliza dados e cartas como fator aleatório interagindo com os elementos estratégicos que devem ser gerenciados juntamente com a forma que o tabuleiro vai se apresentando no decorrer do jogo. Longe de ser um plágio Clash of Cultures agrega bons elementos e avança na categoria jogos de civilização sobre Civilization com simplicidade e inteligência".

Buenas é isso abraços....

12 comentários:

Vitto disse...

Nossa! Esse post foi uma ODE ao CoC. Mas parece bem bonito o game mesmo, quero ver se se compara na jogabilidade com o Civ... DUVIDO! :P

Boa joga.

Ubiratã de Oliveira disse...

Jogabilidade do CIV? Onde?

Aquelas batalhas ninguem entendeu ainda...
A coleta de recursos é só pra ocmprar tecnologia que 70% delas são inuteis...

O CoC trouxe a nitida impressão que eu estava jogando um game de CIV, coisa que senti também no Eclipse...com a diferença que o Eclipse é mais luta, pimp up my aircraft e esse CoC é completo...

te dou 20 pila no teu CIV...
huuauhauhauhauha

Kony disse...

um duelo Eclipse x CoC é dureza... gostei de ambos os jogos, mas sobre o CoC vi ainda um equilíbrio bárbaro na pontuação. Por melhor que um jogador esteja pode-se ter uma reviravolta. E até mesmo aquele jogador lá atrás, pode ser beneficiado por eventos que o recoloquem no jogo...

Meu único medo no jogo ficou sobre a duração. Como ele é um jogo que se joga em 6 ou 7 rodadas, fiquei receoso de quando o jogo chegar no climax, acabar, ou pior... nem mesmo chegar lá. Mas aparentemente não, e mesmo que isso aconteça existem opções para contornar isso.

Sorte no Jogo disse...

Este entrou na wishlist logo de cara!!! Agora mais ainda, valeu Bira...

Hermes disse...

Mui bueno senhores, inspiraram quem lê o artigo.

Anônimo disse...

Você disse que o jogo chegou aí por R$ 180? Onde comprou?

Kony disse...

CoolStuffInc... Em pre-order e com desconto de 10 dolares, cupom cn41 acredito eu.... Saiu por 73 dolares.

Andrei disse...

Que material verde é esse que vocês jogam em cima?

Ubiratã de Oliveira disse...

mesa....


hehehe, brincadeira acho que é seda irlandesa

hehehehe...sério não sei fui em uma loja de tecidos e pedi pano pra mesa de jogo...é barato...e dá pra comprar em metro...

Bruno disse...

Comprei este jogo assim que saiu para venda nos EUA.

Posso falar de carteirinha: é um jogo ótimo!

O tempo de aprendizado é curto, demorando a partida por volta de 1h por jogador.

Vale MUITO a pena!

Anônimo disse...

Minha versão chegou no sábado pela manhã, já joguei 3 partidas, por enquanto só com dois jogadores. O jogo é muito bom, é nota 10!
Existem muitas váriaveis para desenvolver sua cultura, a guerra é só mais uma delas.

Um abraço,
Eduardo.

Fábio Braga disse...

Boa noite Ubiratã,
Cara, onde eu encontro o clash of cutures pra vender aqui no Brasil? Eu moro no RN e por aqui o comercio de jogos de tabuleiro é bem limitado.